Bio | PORT

Renata Steiner é professora de Direito Privado, árbitra independente e parecerista. Antes de iniciar sua prática solo, atuou como advogada nas áreas consultiva e contenciosa em grandes escritórios em São Paulo e Curitiba e como sócia de uma boutique paulistana com atuação exclusiva em disputas arbitrais e pareceres de Direito Privado.

Sua principal área de atuação são disputas contratuais, com destaque para contratos comerciais nacionais e internacionais, contratos de construção e contratos societários e abrange também disputas sobre direitos reais e sobre aspectos patrimoniais de direito das sucessões. Dentro dessas áreas, destaca-se sua atuação na solução de questões próprias à quantificação de danos.

Renata Steiner tem atuado constantemente em arbitragens domésticas como presidente, coárbitra e árbitra única, nomeada por indicação das partes, de coábitros ou da instituição de arbitragem. Tem experiência como árbitra em procedimentos administrados por Câmara de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), Câmara FGV de Mediação e Arbitragem (FGV), Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (ARBITAC), Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM-B3), Câmara de Arbitragem e Mediação CINDES/FINDES, Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial (CAMARB), Câmara de Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP (CMA), Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara Americana de Comércio para o Brasil – São Paulo (CAM-AMCHAM) e Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná (CAMFIEP). Já conduziu procedimentos em inglês e sob regência das regras da UNCITRAL. Tem larga experiência como assistente de árbitro em diversas arbitragens no âmbito doméstico e internacional. Como parecerista de arbitragens domésticas e internacionais,  já ofertou pareceres que foram apresentados em procedimentos administrados pela CCI e pelo CAM-CCBC, além de disputas perante o Poder Judiciário na fase pré-contenciosa e de análise de risco. Tem experiência em croos-examination. Em 2022 e 2023, foi destacada pelo Guia Análise Advocacia Mulher da Análise Editorial como uma das profissionais mais admiradas da área de arbitragem e do setor ecônomico-financeiro.

É Fellow do Chartered Institute of Arbitrators e integra a lista de árbitros da CAMARB, CBMA, FGV, ARBITAC, CAMFIEP, CAMAGRO, CAMESC e do Centro Internacional de Arbitraje – Cámara de Bélgica y Luxemburgo en el Perú. É conselheira do Conselho de Administração da ARBITAC (biênio 2023-2024).

Renata Steiner é curitibana e mora em São Paulo desde 2017. É Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2016), tendo realizado pesquisas no curso do doutorado na Ludwig-Maximilians Universität, em Munique, Alemanha. Sua tese recebeu menção honrosa do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da USP e foi publicada em livro, intitulado “Reparação de danos: interesse positivo e interesse negativo” (Quartier Latin, 2018). É também Mestre em Direito das Relações Sociais (2009) e bacharel em Direito (2007) pela Universidade Federal do Paraná. Durante o curso de mestrado, foi pesquisadora visitante na Universidade de Augsburg, Alemanha. Sua dissertação de mestrado foi também publicada em formato de livro, intitulado “Descumprimento contratual: boa-fé e violação positiva do contrato” (Quartier Latin, 2013).

Para além dos trabalhos que resultaram de seus trabalhos acadêmicos, Renata Steiner é coautora do livro “Compra e venda internacional de mercadorias: a Convenção das Nações Unidas sobre Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG)” (Ed. Fórum, 2016, em coautoria com Paulo Nalin), que apresenta a CISG ao leitor brasileiro.

Desde 2020, é Professora Permanente do Curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP), onde ministra aulas de Direito Civil nos curso de graduação e nos curso de pós-graduação em Direito Contratual, Imobiliário e Empresarial. Sua atividade docente teve início em 2009, quando foi aprovada em concurso para professora substituta, em caráter temporário, na Universidade Federal do Paraná. Desde então, Renata Steiner passou a dar aulas de graduação e de pós-graduação em cursos de Direito e de Negócios Internacionais, tendo sido professora na Universidade Positivo (2009-2011), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012), no FAE Centro Universitário (2015-2016) e na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (2017-2021). As pequenas pausas na docência ocorreram durante os períodos em que permaneceu na Alemanha, no período em que cursou créditos do doutorado em São Paulo e, mais recentemente, durante suas licenças maternidade. Para além do Direito, ela é mãe de duas amadas crianças.

Renata Steiner é fundadora da AGIRE | Direito Privado em Ação, uma newsletter acadêmica que divulga semanalmente textos sobre Direito Privado. É coordenadora científica do ciclo de workshops sobre descumprimento contratual, dano e arbitragem promovido pelo NewGen do CAM-CCBC. É associada ao Instituto de Direito Privado (IDiP), ao Instituto de Estudos Culturalistas (IEC) e ao Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC).

Renata Steiner é inscrita na OAB/SP sob n. 395.656.

É nativa na língua portuguesa e fala fluentemente inglês e alemão. Tem conhecimentos de espanhol e de italiano.

MaisMenos
MoreLess